Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraiba

Chuvas da madrugada alagam casas e transbordam açudes na Paraíba, nesta quinta-feira (11)

.


Dois açudes pequenos transbordaram em Conceição, no Sertão, onde choveu 200 milímetros. Em João Pessoa, casas do Varjão ficaram alagadas. Açude transbordou na cidade de Conceição, no Sertão paraibano

Albany Alves/Acervo pessoal

Choveu durante toda a madrugada e início de manhã desta quinta-feira (11) em várias cidades de todas as regiões da Paraíba. No Sertão, na cidade de Conceição, dois açudes transbordaram por causa do volume de água, e em João Pessoa, casas do bairro do Varjão ficaram alagadas.

Em Conceição, choveu durante toda a madrugada, com registro de pelo menos 200 milímetros, até o início da manhã, segundo a Defesa Civil do município. O Rio Piancó, que nasce na cidade, recebeu um grande volume de água, e por causa disso, dois açudes municipais, nas comunidades Campos Velho e Roçado, romperam.

Conforme a Defesa Civil do município, não houveram vítimas das águas dos açudes transbordados, mas alguns moradores tiveram danos materiais em suas propriedades. Até às 8hh40, o órgão permanecia em alerta para qualquer ocorrência.

Casas ficaram alagadas no bairro do Varjão, em João Pessoa

Antonio Vieira/TV Cabo Branco

Já em João Pessoa, a principal ocorrência aconteceu no bairro do Varjão, na Rua São Geraldo, conhecida como Rua da Mata, por ficar por trás da Mata do Buraquinho. Várias casas da rua ficaram alagadas de madrugada.

Um dos moradores, que se identificou como Naldo, contou à equipe de jornalismo da TV Cabo Branco como aconteceu.

"Foi por volta das 3h. A gente tem uma boca de lobo e uma mureta justamente para segurar a água, mas desceu muito lixo, entupiu tudo e a água invadiu minha casa. A gente já estava acordado, porque quando chove assim a gente fica esperto para evitar problemas, mas dessa vez não deu, a água quase subiu na cama da minha filha. Sofá, guarda-roupa, móveis da cozinha, a água destruiu tudo", contou o morador.

Naldo contou, ainda, que passou por outro susto, no início da manhã. Duas árvores caíram na Mata do Buraquinho, ambas ficavam muito próximas da casa dele.

"Eu estava lá atrás fazendo o café quando ouvi o barulho, muito alto. No susto, não sabia se ficava dentro de casa ou se saía, mas graças a Deus caiu para o lado de dentro da mata. Agora estamos com medo porque tem essa outra árvore, maior, que fica bem perto das casas", relatou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, estes transtornos são típicos de chuvas pontuais, e até às 8h40 não houve registro de grandes problemas por causa da chuva. Kelson explica que o maior volume foi registrado no Grotão, onde choveu 39 mm. O bairro de Manaíra foi o que teve menos volume, com 21,6 mm. Os registros são das últimas 12 horas.

"Oficialmente não recebemos nenhum registro de ocorrência, mas continuamos acompanhando o evento que não apresenta comunicado de alerta por parte dos órgãos responsáveis pela previsão climática. Ao sinal de qualquer fato que possa causar transtorno mais acentuado à população, estamos disponíveis para o pronto atendimento", disse Kelson.

Ruas tiveram poucos pontos de acúmulo de água, em João Pessoa

Antonio Vieira/TV Cabo Branco

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob-JP), também não houve registro de pontos de alagamentos nas vias da cidade, mas há recomendações para que os motoristas evitem transtornos nos pontos de acúmulo pequeno de água:

Redobre atenção aos cruzamentos;

Reduza a velocidade;

Mantenha distância dos veículos à sua frente;

Não se arrisque em vias alagadas;

Respeite as sinalizações.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!