Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraiba

Após furto de estátua, MPC pede que TCE faça auditoria sobre destruição do patrimônio cultural da PB


Órgão diz que furto de estátua em João Pessoa não é caso isolado e que em todo o estado há registros de abandono ou deterioração de bens culturais. Busto de Cel. Antônio Pessoa foi furtado em João Pessoa

Diogo Almeida/g1

O Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB) solicitou, nesta sexta-feira (28), ao Tribunal de Contas Estadual (TCE-PB) a realização de uma auditoria temática sobre patrimônio cultural da Paraíba. O requerimento foi feito após, nesta quarta-feira (26), na capital, o busto em homenagem ao ex-presidente da Paraíba Antônio Pessoa ter sido furtado.

Câmera de segurança registra roubo de busto de praça em João Pessoa

Em nota, o MPC disse que o furto não se trata de um caso isolado, pois em toda a Paraíba "há registros de bens culturais em estado de abandono, mal conservados, danificados e em risco grave deterioração".

Estátua de Iemanjá em João Pessoa está danificada há mais de 7 anos

O Tribunal de Contas da Paraíba afirmou que a auditoria ainda não tem data estabelecida, uma vez que o órgão precisa tomar conhecimento formalmente do requerimento para se posicionar.

A solicitação foi fundamentada na Constituição Federal, no ODS 11.4 da ONU e em auditorias semelhantes já realizadas por tribunais de contas da França, da Itália, de Portugal, da União Europeia, além do Tribunal de Contas da União e do TCE de Pernambuco.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!