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Paraíba tem 2º maior índice do Brasil em alunos matriculados no ensino médio integral


No ranking nacional, o estado fica atrás apenas de Pernambuco, que tem um percentual de 62,5%. O índice paraibano é quase o triplo do brasileiro, de 20,4%. Paraíba tem 2º maior índice do Brasil em alunos matriculados no ensino médio integral

Emerson Dias/N.Com

A Paraíba é o 2º estado brasileiro com o maior percentual de alunos matriculados no ensino médio, na modalidade integral, na rede pública de ensino. De acordo com o Censo Escolar 2022, são 57,8% dos estudantes que se enquadram nessa categoria.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, são 256.943 alunos matriculados no ensino médio integral.

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No ranking nacional, o estado fica atrás apenas de Pernambuco, que tem um percentual de 62,5%. O índice paraibano é quase o triplo do brasileiro, de 20,4%.

Em toda a Paraíba, conforme a Secretaria Estadual de Educação, existem 302 Escola Cidadãs Integrais, sendo que 152 delas também oferecem ensino técnico, distribuídas pelos municípios paraibanos.

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O número de unidades com ensino integral, no entanto, não corresponde à metade das escolas da rede estadual. No total, são 645, sendo que 343 ofertam ensino regular. Veja a proporção no gráfico abaixo:

Para este ano, foi anunciado um novo concurso público com mil vagas para a área de educação. Com isso, há previsão de que novas escolas de ensino médio integral sejam abertas.

Como é o ensino médio integral da Paraíba

As aulas no ensino médio integral começam às 7h30 e terminam às 16h30. Na escola, o estudante lancha pela manhã, almoça e lancha novamente no turno da tarde. A alimentação é oferecida pela unidade ensino.

Ao longo do dia, os alunos têm acesso a disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, assim como também da parte diversificada do novo ensino médio e da base técnica. Essa metodologia faz parte da ideia de integralidade do modelo pedagógico oferecido nas escolas cidadãs integrais do estado.

Na parte diversificada do currículo das escolas cidadãs integrais paraibanas, ficam disponíveis disciplinas a exemplo de Projeto de Vida, Tutoria e Protagonismo Juvenil.

Já as disciplinas eletivas são construídas nas próprias escolas, de maneira interdisciplinar, com a participação de pelo menos dois professores de componentes diferentes, e, preferencialmente, de áreas distintas.

Os componentes eletivos, em cada escola, são a consolidação dos projetos de vida que os estudantes apresentam durante a semana de acolhimento, que acontece no início do ano letivo.

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