Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraiba

Hotéis de João Pessoa devem ter ocupação de quase 100% no Réveillon


Alta estação de 2022 e de 2023 será melhor do que a que veio antes da pandemia. Segundo PBTur, setor deve ter crescimento de 10% quando comparado a 2019 e 2020. Letreiro "João Pessoa", instalado em 2021 no calçadão da praia de Cabo Branco, ao lado do busto de Tamandaré. Local é um dos pontos turísticos da cidade.

Dayse Euzébio/Secom-JP

A cidade de João Pessoa deve ter uma ocupação acima de 90% em hotéis e outros tipos de hospedagens do Réveillon. A estimativa é da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e aponta uma alta considerável em relação ao restante do ano. Segundo a Secretaria de Turismo, a hotelaua da capital teve uma média linear histórica de 75% em 2022

“A gente tem expectativas maiores em relação a todo o litoral da Paraíba, que deve ter 95% de ocupação. Acreditamos que essa alta estação, de 2022 e de 2023, será melhor do que antes da pandemia. Teremos um crescimento de 10% no setor, se comparado com o período que antecedeu a pandemia”, disse a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

Ainda de acordo com a presidente, o número de ocupação é estimado entre todas as pessoas que não são da cidade, mas devem ficar em João Pessoa para a virada do ano, seja em hotéis ou hospedagens alternativas.

LEIA TAMBÉM:

Mais de 98% dos turistas que visitaram a PB no verão pretendem retornar, aponta pesquisa

Réveillon em João Pessoa vai ter Nando Cordel, Ranniery Gomes e Cavaleiros do Forró na praia

O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, explica que a cidade teve um acréscimo de mais de 3 mil agências de viagem somente neste ano. Com isso, o setor aqueceu ainda mais e conseguiu a média linear histórica de 75% de ocupação até o momento.

“Para o Réveillon, estamos praticamente com 100% de ocupação. Em janeiro, temos expectativa de 90%. Ganhamos 10 voos extras, fretados, fora os que habitualmente já vem para João Pessoa. Então, o fluxo na cidade de fato aumentou fortemente”, disse ele.

Um dos destinos mais procurados

Com o acréscimo de mais voos, João Pessoa conseguiu ser um dos destinos mais procurados no Brasil para janeiro, conforme dados da empresa de viagens Decolar. No levantamento, que considera a procura por passagens aéreas nacionais e internacionais, o Rio de Janeiro ocupa a primeira posição no mercado doméstico. Já a capital paraibana aparece em 9º lugar em um ranking de 10 cidades.

Ainda conforme o secretário de turismo, essa alta é atribuída não só ao retorno pleno do turismo após um longo período de isolamento social, mas também a ações da prefeitura para movimentar e promover a cidade, como o trade de agências. Além disso, ele afirma que a gastronomia tem atraído muitos turistas.

“Esses voos extras, por exemplo, onde o turista chega no sábado e só retorna para sua cidade no outro sábado, passando sete dias em João Pessoa, proporcionam a possibilidade de conhecer mais os pontos turísticos, bares restaurantes e a gastronomia. A gastronomia, principalmente, tem se tornado um dos pontos mais fortes que nós temos para o nosso turismo”, afirma.

Bolinho de rubacão com molho verde, receita que reinventa o clássico rubacão – um dos pratos mais tradicionais da Paraíba

Reprodução/TV Cabo Branco

Serviços em alta na Paraíba

A alta na hotelaria e turismo da cidade acompanha o acréscimo geral que João Pessoa teve em 2022 no setor de serviços. Conforme a mais recente Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), quando comparado os meses de outubro de 2021 e de 2022, o volume de serviços paraibanos teve um acréscimo de 12,4%, com um ganho de 21% em sua receita nominal.

Já na análise de janeiro até outubro deste ano, o volume de serviços teve alta de 12%, em relação ao mesmo período de 2021. Neste mesmo período, a receita nominal variou 22,3%.

No acumulado de 12 meses, o volume de serviços paraibano também apresentou variação positiva de 11,5%, acima da média do Brasil (9,0%). No caso da receita, esses índices foram um pouco maiores, de 21,2% no estado e 11,5% no país.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!