As prefeituras anunciaram um conjunto de ações de combate a dengue, incluindo a aplicação da vacina, busca ativa por possíveis focos do mosquito e a eliminação de criadouros. Além disso, também foram criados números de telefone para tirar orientar a população e os médicos sobre a doença. Vacina contra a dengue tem como foco crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Carolina Diniz/Rede Amazônica
As prefeituras da Região Metropolitana de João Pessoa realizam o Dia D contra a dengue neste sábado (24). O objetivo de prevenir a população, por meio da vacinação, busca ativa por possíveis focos do mosquito e a eliminação de possíveis criadouros. A iniciativa é resultado de uma reunião com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, com a presença de prefeitos de 223 municípios, onde foi definido a realização do Dia D de mobilização. (Veja abaixo onde se vacinar nas principais cidades)
A vacinação contra a dengue deve beneficiar 92.380 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos na Paraíba. A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus.
Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.
João Pessoa
O Dia D de vacinação e combate à dengue acontece no próximo sábado (24), em João Pessoa. A abertura oficial acontece na Unidade de Saúde da Família Ilha do Bispo I e II, às 8h.
Além das vacinas contra a Dengue, a rede municipal de saúde vai ofertar os seguintes imunizantes: Covid-19, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral, Febre Amarela e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica conjugada ACWY; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral e a Pneumocócica 23 para idosos acamados, restritos ao leito.
Os agentes de endemias também farão uma busca ativa para monitorar espaços públicos e privados, com orientação da população, identificação e eliminação de possíveis criadouros e impedir o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. Participarão dessa ação as seguintes unidades de saúde da família: Verde e Vida, Colinas do Sul, Mangabeira Integrada, Ilha do Bispo e Penha.
A prefeitura informou que para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Para receber a vacina da dengue é necessário levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.
Vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USF) - 8h às 12h.
USF Integrada Cruz das Armas I
USF Integrada Nova Conquista
USF Integrada Vieira Diniz
USF Integrada Saúde e Vida
USF Integrada Verde Vida
USF Integrada Unindo Vidas
USF Integrada Colinas do Sul
USF Rangel VII
USF Geisel III
Saúde em ação
USF Integrada Integrando Vidas
USF Integrada José Américo
USF Integrada Mangabeira
USF Integrada Cidade Verde
USF Integrada Rosa de Fátima
USF Integrada Ipiranga
USF Alto do céu Integrada
USF Viver Bem Integrada
USF Matinha 1
USF Roger Integrada
USF Ilha do Bispo Integrada
USF Penha
USF Bancários Integrada
USF Bessa Integrada
USF Torre Integrada
USF São José Integrada
Outros locais de imunização
Centro Municipal de Imunização (CMI) - 8h às 12h.
Home Center Ferreira Costa (BR-230) - 12h às 21h
Shopping Sul - 12h às 21h
Shopping Tambiá - 12h às 20h
Santa Rita
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita promove o Dia D de Multivacinação e Combate à Dengue nos dias 23 e 24 de fevereiro (sexta-feira e sábado). Além da vacina contra a dengue, serão ofertados vacinas de rotina com objetivo de atualizar a caderneta de crianças, adolescentes, adultos e idosos com as vacinas de rotina.
Na sexta-feira (23), a vacinação contra a dengue e atualização da caderneta de vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona rural, das 8h às 16h. No sábado (24), a ação se estende para a zona urbana com sete pontos de vacinação funcionando das 8h às 16h.
Ainda no sábado, os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias visitarão: Mercado Público Central; Mercado de Tibiri II e o Mercado Público de Várzea Nova realizando panfletagem e ação educativa.
Confira os pontos de vacinação no sábado (24):
UBS Padre Malagrida
UBS Barão do Abiay
UBS Márcia Valéria
UBS Marcos Moura II
UBS Padre Paulo Koellen
UBS Célia Santiago
Praça do Chafariz (ponto extra)
Cabedelo
A Secretaria de Saúde (SES) de Cabedelo, promove, no sábado (24), o Dia D de combate à Dengue e Multivacinação. As ações acontecem das 8h às 12h, na região central da cidade, em frente à Secretaria de Educação, e na USF Intermares, além de outras 18 Unidades espalhadas por toda a cidade.
Agentes da Vigilância estarão distribuindo folhetos educativos sobre as formas de combate ao mosquito e informando a população. Já a Seinfra estará com seus agentes de limpeza distribuindo sacos para lixo, orientando acerca da forma correta de descarte e coleta, além de distribuir mudas de plantas.
Para o bairro do Renascer, estão sendo programadas ações pontuais de bloqueio para o mosquito, como aplicação de inseticida em pontos estratégicos e nas residências com foco de mosquito e casos confirmados, para impedir a proliferação desse agente transmissor para outros lugares.
Para ter acesso a vacinação, o cidadão deverá comparecer a uma dessas unidades com a sua caderneta de vacina:
Centro
João Roberto
Camalaú
Siqueira Campos
Monte castelo
Palmeira
Jardim Manguinhos
Jardim Atlântico
Camboinha
Poço
Recanto do Poço
Portal do Poço
Oceania
Intermares
Jardins
Renascer 2
Renascer 3.1
Salinas do Ribamar
Bayeux
Mercado da Imaculada: ação educativa, com panfletagem e orientação quanto aos cuidados.
Vacinação em todos os postos de saúde abertos no sábado, de 7h30 às 12h.
Vacinas disponíveis:
Penta
VIP
Vop
Hepatite B
Hepatite A
Tríplice viral
Varicela
Pneumo 10
Meningo ACWY
Rotavírus
HPV
DTP
DTPa
Febre amarela
Covid-19
Qdenga
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba