Carcaça do animal foi encontrada na região da praia de Jacaré, em Cabedelo, e a causa da morte será investigada. Boto-cinza é encontrado morto em praia de Cabedelo, na Grande João Pessoa
Reprodução/Fundação Mamíferos Aquáticos
O corpo de um boto-cinza foi encontrado sem vida na praia de Jacaré, no município de Cabedelo, na Grande João Pessoa, nesta terça-feira (23). A causa da morte do animal será investigada.
O animal foi localizado pelo secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Francisco Urtiga, e uma equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho/Fundação Mamíferos Aquáticos realizou o atendimento do animal, levando o corpo do animal para uma base do projeto na Barra do Rio Mamanguape, onde será realizada a necropsia e coleta de amostras para exames para descobrir a causa da morte.
O resultado dos exames laboratoriais que devem comprovar a causa da morte do boto-cinza deve ser divulgado em aproximadamente 30 dias.
Segundo o professor João Carlos Gomes Borges, coordenador do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho e diretor de pesquisa e manejo da Fundação Mamíferos Aquáticos, o boto-cinza é uma espécie encontrada em todo o litoral paraibano, e por ser uma espécie costeira, está vulnerável a ações humanas.
"Por ser uma espécie costeira, está bastante suscetível às atividades humanas existentes, dentre elas a pesca e, consequentemente, muita das vezes, pode acontecer o emalhe acidental", explicou o biólogo.
O boto-cinza, quando adulto, costuma pesar entre 70 e 100 quilos e medir entre 1,8 e 2,1 metros. A espécie encontra-se na categoria "vulnerável" na lista de espécies ameaçadas de extinção do Brasil.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba