UFCG e UEPB ocupam 22ª e 27ª posições na lista de instituições nordestinas consideradas mais empreendedoras por conta da atuação de empresas juniores. UFPB
Gabriel Costa/Arquivo Pessoal
A Universidade Federal da Paraíba (UEPB) é a 5ª instituição de ensino superior mais empreendedora do Nordeste e a 40ª do Brasil, segundo o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) 2023, divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores.
Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Atualmente, a UFPB conta com 10 startups, sendo 3 incubadas e 7 em fase final de adesão. Além disso, também tem 22 empresas juniores instaladas e 9 em fase de criação, totalizando 31 empresas juniores vinculadas à instituição.
Ainda no Nordeste, a UFPB fica atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Ceará (UFC), e Universidade Tiradentes (Unit).
A lista considera como empreendedora a universidade que impacta socioeconomicamente com práticas inovadoras.
UFCG
Marinilson Braga/UFCG
UFCG e UEPB ocupam 22ª e 27ª posições na lista
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ocupam 22ª e 27ª posições na lista de instituições nordestinas consideradas mais empreendedoras.
As empresas juniores da UFCG faturaram cerca meio milhão de reais somente em 2023.
A instituição também possui o maior número de empresas juniores de Campina Grande. São pelo menos dez: Voltech, Prospect, TeqInova, Codex, Alicerce, Pórtico, Orbe, Consuali, Prodativa e Produp.
Na relação nacional, a UFCG ocupa a 79ª posição. Já a UEPB fica na 90ª.
UEPB
Francisco França/Arquivo Jornal da Paraíba
Entenda o ranking
A edição de 2023 analisou 108 instituições de ensino superior em todo o país, de acordo com os eixos:
Cultura empreendedora
Extensão, Inovação
Capital financeiro
Infraestrutura
Internacionalização
A avaliação para o ranking foi feita por meio da coleta e análise de dados de três fontes diferentes: uma pesquisa de percepção discente, dados de bases secundárias e informações prestadas pelas próprias universidades participantes.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba