Cantora se apresenta neste sábado (23), a partir das 19h, na Usina Energisa, com entrada gratuita.
Bixarte
João Arraes / Divulgação
A cantora, atriz e poeta Bianca Manicongo, a Bixarte, disse que deseja gravar feats com Flora Matos e Liniker. A declaração foi durante uma entrevista em que fez um balanço do seu trabalho em 2023 e falou sobre o show que acontece neste sábado (23), em João Pessoa.
Ao ser questionada sobre artistas com os quais gostaria de fazer parceria, a paraibana citou Flora Matos e Liniker.
"Eu sou muito fã da Flora Matos, eu adoro o trabalho da Flora Matos. A Flora Matos marcou todas as minhas relações, então eu tenho muita vontade de contribuir com ela musicalmente. Eu também tenho muita vontade de fazer um feat com a Liniker, ela sabe super que eu sou fã do trabalho dela, assim, de uma forma absurda. E eu acredito que venha aí, porque eu tenho muita expectativa e eu sonho demais, mulher. Eu acho que tudo que está acontecendo é porque eu sonhei, ó, com oito anos de idade, então vou continuar sonhando", declarou.
Em 2023, Bixarte lançou o disco 'Traviarcado', que teve participações de Urias e Drik Barbosa. No show deste sábado (23), a cantora vai apresentar com exclusividade sua próxima música que será lançada em fevereiro.
"Vai ter muita novidade, eu vou estar contando no palco um pouco mais sobre esse lançamento. Vou cantar em primeira mão a minha música, que vai vir. Primeira vez cantando, então vai ser muito especial, assim", disse ela.
A cantora paraibana não revelou o nome da canção, mas adiantou que a nova música terá uma pegada mais pop e tropical. O lançamento está previsto para fevereiro de 2024. "Então esse lançamento é um lançamento muito caliente, sou eu América Latina, Brasil, eu estou muito feliz com ele".
Bixarte, que ficou conhecida com letras políticas, comentou sobre a migração para o pop e a liberdade de cantar sobre outros assuntos além do político.
"Eu acho que, pelo corpo já ser político, eu não preciso estar falando disso o tempo todo, sabe? Eu quero falar pras pessoas de amor, eu quero falar pras pessoas de desamor também, sabe? Eu quero que as pessoas entendam o quão incrível é também ouvir uma travesti negra falando de outras histórias, sem ser as dores. Não quero mais falar das minhas dores".
Além do disco, em 2023, Bixarte esteve no elenco de Cine Holliúdy. Recentemente, a paraibana esteve na Globo para uma formação de atores com Cristina Moura, que é uma referência na preparação de elencos. Bixarte ainda não sabe sobre próximos projetos na atuação, mas está terminando 2023 com a sensação de gratidão por todos os trabalhos que vem realizando.
"Nossa, esse ano foi um ano incrível pra mim, não só pra mim, eu acredito, mas pra todo mundo que tá trabalhando junto no Projeto Bixarte. A gente conseguiu acessar lugares muito incríveis. (...) A gente sabe que é muito importante, sabe? Ter corpos trans, corpos pretos na frente da televisão, por trás da televisão também, para além de toda a visão política, né, mas pela visão social mesmo".
A paraibana nasceu e cresceu na periferia de Santa Rita e, aos 23 anos, alcançou projeção nacional. Ainda refletindo sobre trabalho e a realidade de outras pessoas trans e negras do Brasil, Bianca agradece o caminho que tem percorrido.
"A gente, infelizmente, pelo 17º ano consecutivo, é o país que mais mata meninas como eu. Então, esse ano eu tô terminando viva, estreando uma série como atriz, depois de uma transição que foi violenta por um processo, infelizmente, de família, infelizmente, social mesmo, na rua, mas hoje eu tô viva, sabe? Eu estou muito emocionada. Fiz 23 anos agora, e eu acho que a história que a gente está escrevendo enquanto projeto Bixarte é muito válida", comemorou Bianca Manicongo".
Show de Bixarte em João Pessoa
O show de Bixarte acontece na Usina Energisa, com entrada gratuita, a partir das 19h e contará com participações especiais .
"Amanhã eu tenho preparado um show muito especial por ser o último e por também ser na minha terra, né, gente? É diferente tocar em casa, cantar em casa. Eu convidei três artistas nordestinos, que é o Filosofino, que é um rapper incrível, um cantor maravilhoso aqui da Paraíba. A Igreja do Som, que é o fonte que faz discoteca, traz toda a essência da periferia pra cima do palco. E a Mebiah, que é uma travesti preta, que eu sou apaixonada, que canta rap aqui. Então eu reuni essas pessoas pra fazer ser mais potente".
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba