Dados foram divulgados na edição mais recente do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa. Economista dá dicas de gastos para o final do ano. Praça Rio Branco, Centro de João Pessoa. Na imagem o busto, local onde ficava o pelourinho.
Clara Rezende
Um total de 1,1 milhão de paraibanos, 38,8% da população adulta, estão em situação de inadimplência na Paraíba, mostra a edição mais recente do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa. O levantamento também aponta que pessoas de 26 a 40 anos são os mais endividados (35%).
Em segundo lugar, de acordo com a pesquisa, estão os consumidores de 41 a 60 anos, somando 34% e, as pessoas com mais de 60 anos estão em último lugar, somando 18,2% dos endividados.
De acordo com a Serasa, os setores que concentram mais dívidas na Paraíba, são:
Bancos e cartões (35,59%);
Financeiras (20,37%);
Utilidades: contas de gás, água e luz (16,945);
Varejo (9,22%);
Serviços (8,62%).
Em entrevista à TV Cabo Branco, o economista João Bosco recomendou que os consumidores tenham um bom planejamento nas compras de fim de ano, sabendo que, quando o ano virar, contas como IPTU, IPVA e matriculas escolares irão iniciar o ano. E, que os consumidores não façam compras por impulso.
"Não vá por impulso, verifique realmente se o que você está querendo adquirir é realmente a necessidade que você tem pra sua família, pro seu lar", João indicou.
Para os consumidores que desejam dar presentes a seus amigos e familiares, João também deu dicas. "Seja criativo. Existem muitas formas de você presentear com amor, com carinho e uma forma bem criativa, sem se trazer uma grande dívida", falou o economista.
Paraibanos de 26 a 40 anos representam 35% do público inadimplente
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba