Ação conjunta da PF com a PMPB e a Sudema apreendeu vários objetos usados para extração ilegal de ouro na zona rural de Princesa Isabel. Garimpo ilegal foi encontrado na zona rural de Princesa Isabel, na PB
Divulgação/Sudema
Garimpos irregulares encontrados na cidade de Princesa Isabel, no Sertão paraibano, foram alvos de uma operação que combate a extração ilegal de recursos minerais, realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Polícia Militar da Paraíba e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). A operação foi deflagrada durante a última semana, e o balanço foi divulgado nesta segunda-feira (4).
Segundo a PF, os garimpos funcionavam na zona rural do município, e vários itens usados para extrair ouro a partir de minério bruto foram apreendidos nos locais investigados. Em um dos pontos, os resíduos do garimpo ilegal estavam sendo despejados no leito do Rio Bruscas.
Garimpo ilegal extraía ouro de rochas por meio da cianetação, que gera resíduo tóxico despejado ilegalmente em rio
Divulgação/Sudema
Durante a fiscalização, foram apreendidos frascos de mercúrio; britadores de pequeno porte; calhas de concentração; baterias; e tanques de cianetação, que são característicos de extração de ouro. Os tanques que despejavam resíduos no rio foram construídos de forma artesanal, e continham dezenas de células de cianetação.
Conforme a PF, a cianetação é o processo usado para extrair ouro de um minério bruto retirado do solo. O cianeto dissolve o ouro dentro da rocha, retirando-o em forma líquida. Em seguida, o ouro é tratado para retirar o cianeto ao qual foi exposto. Esse processo causa grandes impactos ambientais e muitos prejuízos à saúde humana, devido à alta toxicidade do cianeto, que pode deixar terras, rios e lagos estéreis.
Durante a operação, os responsáveis pelos garimpos não estavam no local, mas a Polícia Federal apura a identificação destas pessoas. Os responsáveis podem responder pelo crime de extração ilegal de recursos minerais, além de outros crimes que podem surgir durante a investigação.
Materiais de garimpo ilegal foram apreendidos em operação da PF, PM e Sudema
Divulgação/Sudema
Vídeos mais assistidos da Paraíba