Bebê de quatro meses passou pela chamada "Manobra de Heimlich" para desobstruir as vias respiratórias. Bebê de colo engasga e é salvo por equipe do Samu, em João Pessoa
Reprodução/TV Cabo Branco
Um bebê de quatro meses que sofria de engasgo foi salvo por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na noite de segunda-feira (27), no bairro Cidade Universitária, em João Pessoa.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Um casal com um bebê de quatro meses se deslocava do bairro de Quadramares para a região sul da capital paraibana, e nas imediações do bairro Cidade Universitária o bebê começou a engasgar. Uma equipe do Samu foi acionada e em poucos minutos atendeu a criança.
De acordo com Rafael Moura, técnico de enfermagem que realizou a "Manobra de Heimlich" na criança, os pais da criança estavam desesperados e rapidamente fizeram o procedimento para salvar a vida da criança.
"Quando chegamos junto ao carro nos deparamos com a mãe desesperada, com a criança engasgada. Desci da moto, peguei a criancinha da mãe e iniciei a manobra de desengasgo. A criança veio a chorar, o que é um sinal positivo para nós", disse o técnico de enfermagem que conseguiu salvar a criança logo na primeira manobra.
LEIA TAMBÉM:
Engasgo: como aplicar Manobra de Heimlich em bebês, crianças e adultos
Pouco tempo depois da manobra inicial, uma equipe da USA (Unidade de Suporte Avançado) do Samu chegou ao local e um médico realizou uma avaliação na criança para identificar alguma consequência em decorrência do engasgo. Não foi constatada nenhuma intercorrência, mas os pais do bebê de quatro meses levaram a criança para uma unidade hospitalar particular para realizar exames de imagem.
"Alívio para eles [pais] de ver a criança bem", disse Rafael Moura, técnico de enfermagem que salvou a criança de quatro meses de engasgo.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros que alivia a asfixia por obstrução das vias respiratórias.
A orientação é aplicar a manobra de desengasgo enquanto outra pessoa pede ajuda, caso haja mais pessoas perto. Essa ajuda pode ser por meio do Samu 192, bombeiros 193, ou mesmo polícia, 190.
Em casos de engasgos, deve-se observar se há algo que esteja obstruindo a respiração e possa ser retirado. Não sendo possível, a orientação é deixar o bebê ou a criança de bruços e fazer a manobra até que o alimento ou objeto do engasgo seja expelido.
No caso de bebês, é necessário usar uma mão para segurar o bebê e apoiar sobre a perna. Segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.
No caso das crianças maiores e adultos, deve-se abraçar a vítima por trás, posicionando as mãos na região superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica, puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima.
Como salvar um bebe de engasgamento Manobra de Heimlich
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba