TRE volta a ter dificuldades de realizar atualização de dados de 'voto em trânsito' na Paraíba
Problemas são no sistema do TSE e tribunal local diz que aguarda solução das falhas, que já duram dois dias. TRE-PB confirma problemas no sistema do 'voto em trânsito' pelo segundo dia consecutivo
Francisco França/Jornal da Paraíba
Pelo segundo dia consecutivo, o sistema do 'voto em trânsito' voltou a apresentar problemas na Paraíba e os eleitores locais não conseguiram ser atendidos ao longo de toda a manhã desta terça-feira (19). O problema já tinha sido registrado ao longo da segunda-feira (18).
Apesar do problema afetar os eleitores paraibanos, a coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Alice Mesquita, o problema acontece no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de forma que cabe ao TRE apenas aguardar a solução do problema, que inclusive estaria afetando outros estados brasileiros.
"Ainda não temos previsão de quando o sistema será normalizado. Estamos aguardando o TSE resolver o problema", explicou ela.
O "voto em trânsito" é uma nova possibilidade fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a população escolher seus representantes. A funcionalidade permite que o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral no dia da eleição possa pedir a transferência momentânea para outra cidade.
Vale ressaltar que existem algumas regras para o funcionamento do "voto em trânsito". Caso o eleitor esteja em outro estado que não seja o que ele regularmente vota, só poderá votar para presidente da República. Caso esteja apenas em cidade diferente dentro de um mesmo estado, poderá votar em todos os cargos em disputa.
O pedido para transferência temporária de domicílio eleitoral começou na segunda-feira (18) e vai até o dia 18 de agosto, e só pode ser realizado presencialmente em algum cartório eleitoral. O serviço não está disponível via internet e nem é estendido para brasileiros que moram no exterior. Apesar disso, nos dois primeiros dias o atendimento esteve prejudicado na Paraíba.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba