Em mais uma sessão ordinĂĄria realizada nesta quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Bayeux, importantes pontos de atenção para a cidade foram discutidos entre os vereadores. A sessão, comandada pelo presidente da Casa Severaque DionĂsio, Nildo de InĂĄcio (PP), contou com a secretariação das vereadoras França (PL) e Dani Dantas (Cidadania). Na ocasião, também aconteceu a entrega de um Voto de Aplauso ao secretĂĄrio de Ação Social do municĂpio, Robertino Lopes.
A homenagem ao secretĂĄrio foi advinda de um requerimento de autoria do vereador Josimar Varsalle (PP), e reconheceu o comprometimento e a dedicação do gestor a todos os usuĂĄrios e servidores da pasta. "É o reconhecimento de quase 12 anos de trabalho em Bayeux. Isso mostra que todos estamos unidos com um Ășnico foco de melhorar a cidade", disse Lopes na tribuna e relembrou a entrega do TĂtulo de Cidadão Bayeuxense pela casa. "Tenho muito orgulho em dizer que sou de Bayeux", completou.
Na ordem do dia, o vereador Netinho (PDT) teve dois requerimentos aprovados por unanimidade: o primeiro, de nĂșmero 326/2023, solicita ao secretĂĄrio municipal de Infraestrutura, José InĂĄcio da Cunha, providĂȘncias para a poda das ĂĄrvores localizadas em frente à antiga LCR e à fĂĄbrica CISAL, no bairro do Baralho; o segundo, de nĂșmero 327/2023, pede uma operação tapa-buracos na Avenida Brasil, que se encontra deteriorada, sendo palco de improvisações dos moradores para sinalização.
O Centro de ReferĂȘncia De Inclusão Social (CRIS) de Bayeux foi objeto de intensa discussão por parte dos parlamentares. Adriano do TĂĄxi (PL) enfatizou a necessidade de mais investimentos no Centro, sendo apoiado pelo presidente Nildo de InĂĄcio e outros colegas. O vereador Hermerson Caminhoneiro (PP) trouxe à pauta a temĂĄtica da saĂșde, salientando a falta de investimentos nos hospitais e nos profissionais da ĂĄrea. "Quero que a prefeita se sensibilize pelas pessoas que estão precisando ser atendidas", pediu.
Expediente do dia - Foi informado durante aleitura da pauta que jĂĄ estão em tramitação na Casa trĂȘs projetos de lei e um convite. O Projeto de Lei nÂș 12/2023, do Poder Executivo, visa instituir o Programa AuxĂlio Moradia Emergencial Social. JĂĄ o Projeto de Lei nÂș 13/2023, também do Executivo, propõe a denominação do Centro de ReferĂȘncia da Mulher de Bayeux. O Projeto de Lei nÂș 41/2023, de autoria do vereador Netinho, visa proibir a colagem de adesivos em medidores de energia elétrica de consumidores inadimplentes em Bayeux. Por fim, a Secretaria de PolĂticas PĂșblicas para Mulheres e Diversidade Humana estendeu um convite para o evento "Agosto LilĂĄs", campanha contra a violĂȘncia doméstica e familiar à mulher, marcado para o dia 14 de agosto.