Proposta estabelece que empresas privadas sirvam apenas para articulação financeira, por meio de recursos destinados aos programas de abastecimento e esgotamento sanitário. Pré-candidato do MDB participou de sabatina na CBN Paraíba. Veneziano Vital do Rêgo (MDB) na Sabatina CBN com pré-candidatos ao governo da Paraíba
Wellington Faustino/TV Cabo Branco
O pré-candidato ao governo da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), afirmou nesta sexta-feira (15) que a Cagepa, responsável pela gestão hídrica e de esgotamento sanitário de grande parte dos municípios da Paraíba, deve permanecer pública. Além disso, defendeu que as águas do rio São Francisco devem ser utilizadas para a agricultura e o agronegócio no estado.
Na sabatina realizada pela rádio CBN e Jornal da Paraíba, Veneziano declarou que é contra a privatização da Cagepa. "Nós tivemos investimentos feitos pela Cagepa através de parcerias, tanto com órgãos internacionais de financiamento, como também com o próprio BNDES", disse o pré-candidato.
A proposta estabelece que empresas privadas sirvam apenas para articulação financeira, por meio de recursos destinados aos programas de abastecimento e esgotamento sanitário da Cagepa.
O pré-candidato prometeu que vai descentralizar o desenvolvimento regional que, segundo ele, precisa ser expandido para as regiões do Cariri, do Curimataú e do Seridó, por exemplo. Dessa forma, essas regiões terão uma gestão racional do uso da água. Para as demais áreas, "recursos não deixarão de serem postos em acessibilidade".
"Eu só não vou, como governador do estado, me permitir perder o controle", afirmou Veneziano.
Águas do São Francisco para o agronegócio e agricultura
Durante a sabatina realizada nesta terça-feira, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) declarou que vai aproveitar as condições ofertadas através da chegada das águas do rio São Francisco para expandir o agronegócio e a agricultura nas regiões mais afetadas pelo desemprego e ausência de investimentos.
"O caso mesmo, das Várzeas de Sousa, o perímetro irrigado precisa ser redinamizado lá de São Gonçalo ao cabo do canal de Acauã/Araçaji", mencionou o pré-candidato.
Sabatina da CBN
A sabatina realizada no estúdio da CBN foi mediada por Laerte Cerqueira, com participação de Angélica Nunes e João Paulo Medeiros. A iniciativa faz parte do projeto de cobertura das Eleições 2022 da Rede Paraíba. O objetivo é permitir que o eleitor conheça as propostas, qualidades, ideias e até fraquezas dos principais pré-candidatos ao governo da Estado.
Participará da última entrevista Nilvan Ferreira (PL). Foi considerado o critério de representação na Câmara Federal, e por isso, os pré-candidatos Antônio Nascimento (PSTU) e Major Fábio (PRTB) não vão participar.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba