A Câmara Municipal de Bayeux realizou nesta terça-feira (18) a 17ª Sessão Ordinária da 15ª legislatura da Casa Severaque Dionísio. Na ocasião, os vereadores trataram da iluminação, infraestrutura, segurança, entre outros temas. A pauta do dia contou aproximadamente 10 matérias entre projetos de Lei e requerimentos. A sessão foi comandada pelo vereador Nildo de Inácio (PP), com o auxílio de Dani Dantas (Cidadania) e França (PL).
Entre os principais requerimentos aprovados esteve o de autoria de Abel Micena (PP) acerca da fiscalização da instalação e manutenção dos calibradores de ar pneumáticos nos postos de combustíveis do município; o Cal do Sesi (União), quanto a iluminação da praça Expedito Pereira, no Jardim Aeroporto; e o do vereador Netinho (PDT) para uma viatura da guarda municipal na garagem do Centro Administrativo, onde os universitários aguardam os transportes universitários.
De acordo com Netinho, o atendimento de seu pedido é necessário uma vez que na última semana uma estudante foi assaltada na esquina da garagem. Em aparte, a vereadora França pediu para subscrever o pedido e completou que a ronda deve ser estendida para outros pontos, salvaguardando a segurança dos alunos e moradores da cidade.
Já o vereador Val da Nordece (Republicanos) requereu e teve aprovadas por unanimidade uma série de solicitações voltadas à infraestrutura, entre elas: serviço de tapa-buraco na rua São José, no bairro do São Bento; no trecho compreendendo a rua José Pereira de Andrade com a Avenida José Lira, no Sesi; na rua Francisco Jorge, em frente ao imóvel de nº 163, na entrada do Residencial Darcilia Borges; como também a conclusão da calçada do imóvel da Associação dos moradores do bairro de Tambai e o asfaltamento da rua Radialista Paulo Afonso Porto, no bairro Jardim Aeroporto.
No tempo destinado ao uso livre da tribuna, os parlamentares ainda discutiram a construção de um calçadão na praça do Aeroporto, realização de tapa-buracos, pavimentação, reforma de ginásios, capinação de várias ruas, iluminação; agradecimento a equipe de infraestrutura, no nome do secretário Zé Baixinho; problemas com pagamentos na Secretaria de Saúde; a questão da violência nas escolas e o bom trabalho que vem sendo feito pela guarda municipal; cobertura da quadra da escola Fernando Cunha Lima; reforma do Mercado Público da Imaculada; entre outros temas.
Homenagem
A Casa ainda aprovou por unanimidade o requerimento de autoria coletiva, de iniciativa do vereador Vando (PP), pedindo que seja consignada em ata dos trabalhos uma Moção de Pesar pelo falecimento de José Francisco das Chagas, popularmente conhecido como Jacaré, ocorrido no último dia 13 de abril. Na tribuna, os pares ressaltaram a importância de Jacaré para a história da cidade.