Campina Grande começa aplicação da vacina bivalente em pessoas a partir de 18 anos
Para receber o reforço com a vacina bivalente é necessário já ter se imunizado com outras duas doses do esquema primário. Vacina bivalente contra Covid
Ikamahã/Divulgação
Campina Grande inicia, a partir da tarde desta terça-feira (25), a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 18 anos de idade, de acordo com a coordenação municipal de saúde da cidade.
Na segunda-feira (24), o Ministério da Saúde recomendou a ampliação da vacinação para o público com 18 anos ou mais com a bivalente.
As pessoas nessa faixa etária que passa a ser o público-alvo da vacinação com a bivalente precisam ter recebido ao menos duas doses do esquema primário de vacinação. A última dose do imunizante precisa ter sido aplicada no mínimo há quatro meses.
A aplicação da vacina bivalente acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Programa Saúde na Hora, nas Policlínicas e nos Centros de Saúde e no Terminal de Integração de Passageiros. Adolescentes imunossuprimidos de 12 anos acima também recebem a vacina.
O imunizante bivalente também é recomendado para ser utilizado como quarta dose, ou o segundo reforço.
O que é vacina bivalente?
As vacinas bivalentes são formulações baseadas em duas mutações do vírus, no caso a "cepa originária", a Sars-CoV-2, e a Ômicron. Por isso, esse tipo de vacina é considerada mais atualizada em relação às variantes que circulam no Brasil e no mundo. No entanto, ela é utilizada como dose de reforço, então as pessoas precisam ter recebido pelo menos duas doses da vacina original.
No caso dos imunizantes bivalentes utilizados na Paraíba e em todo o território nacional, são os desenvolvidos pela Pfizer, que foram os que receberam aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba