Resultados positivos devem ser informados à Diretoria de Vigilância em Saúde, por ligação ou WhatsApp. Testes rápidos para a detecção de Covid-19.
Prefeitura de João Pessoa/Divulgação
Resultados positivos de Covid-19 detectador por meio de autotestes vendidos em farmácias devem ser informados à Diretoria de Vigilância em Saúde, por ligação ou WhatsApp, para o número (083) 98214-6887. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), criou uma nota informativa para orientar usuários e estabelecimentos farmacêuticos para a notificação desses casos.
A comercialização de autotestes foi regulamentada pela resolução RDC ANVISA 595 de 28 de janeiro de 2022, mas estes dispositivos são para uso leigo e devem ser utilizados de acordo com as instruções do fabricante.
“Os autotestes devem ser utilizados apenas para triagem de casos suspeitos e seus contatos de forma oportuna, possibilitando o isolamento e a quebra de cadeias de transmissão, além de facilitar o rastreio de assintomáticos”, explica a diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Raquel Moraes.
De acordo com a nota informativa da Vigilância em Saúde, o período para realizar o autoteste é entre o 1° e 7° dias após o início dos sintomas, mas em assintomáticos que tenham tido contato com caso confirmado, o exame deve ser realizado a partir do 5° dia após o último contato. O autoteste também pode ser usado por pessoas sem sintomas que vão entrar em contato com indivíduos de alto risco, o mais próximo possível ao momento em que irá acontecer o contato.
Caso o resultado seja negativo, em indivíduos assintomáticos, o resultado do teste é considerado negativo. Mas em indivíduos sintomáticos, se a pessoa teve contato com alguém confirmado ou se os sintomas persistirem ou piorarem em até 48h, é recomendado buscar atendimento clínico. Caso o resultado seja positivo, é necessária uma confirmação diagnóstica mediante avaliação do profissional de saúde e/ou a realização de um novo teste do tipo rápido antígeno ou RT-PCR.
“Com o resultado positivo, é preciso que a pessoa busque um serviço de saúde para atendimento médico, pois é de responsabilidade do profissional a notificação do caso à Secretaria Municipal de Saúde através do preenchimento da ficha de notificação ou no sistema o e-SUS”, explica a diretora de Vigilância em Saúde.
Existem também os casos de resultado inválido, quando não aparece nenhuma linha na área de controle (C), neste caso, deve ser realizado um novo teste.
A nota da SMS reforça também que o autoteste não deve ser utilizado para viagens internacionais, licença médica laboral, realização em terceiros, definição de diagnóstico e em pessoas com sintomas graves que, nesses casos, precisam buscar assistência em unidade de saúde o quanto antes.
“É sempre importante lembrar que, em casos positivos, o indivíduo precisa ser isolado e fazer o uso da máscara bem ajustada ao rosto, além disso, no caso dos sintomáticos que testaram positivo é preciso observar a evolução do quadro clínico e em caso de persistência ou agravamento dos sintomas, recomenda-se buscar atendimento médico”, conclui Raquel Moraes.
Serviço
Para dúvidas e mais orientações, a Vigilância em Saúde disponibiliza o Disk Covid-19 através do telefone 3214-7938. Já para informar sobre resultados positivos, o número disponível é o (083) 98214-6887 (ligação ou whatsapp).
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba