Semam faz nova denúncia de gatos mortos próximo ao estádio Almeidão, em João Pessoa
No dia 14 de março, outra denúncia foi feita. Secretaria está preparando um relatório para denunciar caso à polícia. Semam denuncia mortes de gatos com sinais de tortura e envenenamento no entorno do Almeidão
Josemi Cavalcante/Globoesporte.com/PB
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) denunciou nesta quarta-feira (29) que cerca de cinco gatos foram encontrados mortos próximo ao estádio Almeidão, em João Pessoa. No dia 14 de março, outra denúncia de animais mortos com sinais de tortura e envenenamento foi feita pelo órgão.
A Semam informou que está preparando um relatório para denúnciar à polícia. Para isso, está em busca de testemunhas, uma vez que no local não há câmeras de segurança. É possível denunciar anonimamente pelos telefones: (83) 3218-9208 e (83) 9 81685898.
A secretaria informa que casos de envenenamento de gatos de rua são recorrentes na região, mas como o local é amplo e não tem sistema de monitoramento, dificulta a identificação de suspeitos. O órgão tem mantido contato com os protetores de animais e ONGs que atuam na região. Cerca de 10 quilos de ração foram doados para alimentar o grupo de gatos de rua que vivem ao redor do estádio.
Ainda segundo a Semam, em abril será iniciada uma política de castração de animais de rua em João Pessoa, e os gatos que vivem no entorno do Almeidão serão prioritários.
Através de uma parceria uma universidade privada, encarregada de fazer o pré-operatório dos animais, a cirurgia será realizada e depois os gatos receberão uma marcação na orelha para identificar os castrados e os não castrados. Depois o pós-operatório e recupração completa, o animal será transferido para seu local de origem.
Ademais, junto com o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, a secretaria está fazendo avaliação veterinária e vacinação desses animais que vivem próximos ao Almeidão. Um mapeamento de colônias de animais de rua também está sendo feito.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba