Delegado destaca que o suspeito praticava o que no jargão policial é chamado de "crime com assinatura". Delegado Carlos Othon, da Polícia Civil da Paraíba
TV Cabo Branco/Reprodução
Um homem foi preso nessa segunda-feira (6) suspeito de realizar uma série de assaltos à mão armada em João Pessoa, sempre contra motoristas por aplicativo. O suspeito, segundo agentes de investigação da Delegacia de Roubos e Furtos em Veículos e Cargas, agia sempre da mesma forma e levava os carros das vítimas, que depois eram repassados para desmonte ou clonagem.
O caso está sob a responsabilidade do delegado Carlos Othon. Ele disse que a Polícia Civil da Paraíba ainda está contabilizando os assaltos e que nove já foram atribuídos a ele. E isso num intervalo de apenas 15 dias. O número, contudo, pode ser maior.
Othon destacou que o suspeito praticava o que no jargão policial é chamado de "crime com assinatura". Um modus operandi muito "bem delineado", com assaltos sempre de madrugada, por volta das 3h e 5h, com características muito semelhantes.
Por exemplo, ele atraía a vítima sempre solicitando uma viagem, com o chamado sendo feita na região central da cidade e tendo o Bairro das Indústrias como destino final. No meio da viagem, contudo, ele anunciava o assalto. "Era o mesmo tom, as mesmas palavras de ameaça, usando armas de fogo", explicou o delegado.
Isso, de certa forma, ajudou a mapear os crimes e a reunir provas contra o suspeito. "Fomos delimitando a ação do indivíduo, avançando nas investigações, coletando imagens de investigação", explicou o delegado Carlos Othon.
A prisão aconteceu mesmo no Bairro das Indústrias, bairro onde o suspeito mora. E todas as vítimas que o reconheceram teriam apresentado relatos idênticos sobre a forma de abordagem.
A Polícia Civil da Paraíba descobriu ainda que o homem tinha medo de que o carro pudesse ter rastreador. Então ele deixava o veículo em um local aleatório da cidade por dois dias e só depois, quando se percebia que ninguém tinha encontrado o carro, fazia-se o repasse.
Outro detalhe que se descobriu após a prisão é que o suspeito é reincidente e responde a dois outros casos de roubo. O delegado explica, inclusive, que o homem já foi condenado e que estava em liberdade condicional no período dos assaltos.
Polícia prende suspeito de realizar assaltos contra motoristas por aplicativo
Vídeos mais assistidos da Paraíba