A programação, que teve início no dia 09, faz parte de uma atividade realizada pela Escola SESI, voltada para crianças de 06 aos 12 anos de idade, filhos de trabalhadores da indústria e também de pessoas da comunidade. Escola SESI tem em sua programação o projeto “Férias com a Mão na Massa”, voltada para crianças de 06 a 12 anos.
Divulgação/FIEP
As férias estão sendo diferentes para um grupo de crianças de Campina Grande e João Pessoa. Este ano, elas estão aproveitando com a mão na massa e aprendendo sobre robótica e linguagem de programação a partir de uma atividade realizada pela Escola SESI.
A programação, que teve início no último dia 09, faz parte das “Férias com a Mão na Massa”, ação voltada para crianças de 06 aos 12 anos de idade, filhos de trabalhadores da indústria e também de pessoas da comunidade. Até o dia 20 de janeiro, elas participarão de uma série de atividades que envolverão oficinas de robótica, espaço maker, onde desenvolverão a criatividade, o pensamento crítico, e entenderão a importância do trabalho em equipe, e ao final poderão apresentar os robôs e soluções criadas para os demais participantes e professores da Escola SESI.
Para Bárbara Gurgel, de 12 anos, que está participando da atividade, em João Pessoa, aproveitar esse período, aprendendo de forma dinâmica e lúdica, não tem preço. “Estou gostando muito da programação, hoje assistimos alguns vídeos para desenvolver robôs, e achei incrível. A programação tem ajudado muito a entendermos sobre a robótica e como ela é importante no nosso dia a dia”, afirmou.
Já Murilo Costa, de 09 anos, diz que além de aprender, tem feito novas amizades e conhecido as tecnologias. “Estou achando muito bom participar da programação, porque estou aprendendo de uma forma muito divertida sobre a Robótica, além de fazer novas amizades e conhecer outras tecnologias que nem sabia que existiam", comentou.
As aulas acontecem na Escola SESI Prata, em Campina Grande, e na Casa FIEP, em João Pessoa.
Divulgação/FIEP
Em Campina Grande, as aulas acontecem na Escola SESI Prata, já em João Pessoa, na Casa FIEP, na Orla de Cabo Branco. Durante os encontros os alunos são estimulados a criar robôs, e montar projetos tecnológicos, numa programação baseada na cultura maker e no design thinking, que busca estimular o aprendizado por meio do fazer.
As turmas são divididas por faixa etária, dos 06 aos 08 anos, com encontros nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, e dos 09 aos 12, com encontros nas segundas e quartas-feiras, no mesmo horário.
A proposta é demonstrar os benefícios do aprendizado que a Robótica oferece, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, além da capacidade de organização e também a facilidade para a construção de soluções para situações adversas.