Os representantes das 12 startups que passaram os últimos meses pelo processo de aceleração apresentaram seus projetos à banca avaliadora. O HUB PB reuniu 12 startups para apresentar projetos, programa gratuito de pré-aceleração.
Divulgação
No dia 30 de novembro, o SENAI, o IEL e o Sebrae realizaram um Demoday através do HUB PB, programa gratuito de pré-aceleração de startups criado em uma parceria entre as três instituições para estimular o empreendedorismo a partir de ações de promoção desses negócios.
O HUB PB deste ano selecionou 20 startups que passaram os últimos meses pelo processo de aceleração através de consultorias e mentorias, além de capacitações dos empreendedores selecionados de forma conectada às mais recentes metodologias de desenvolvimento de negócios de alto impacto, além de atuar de forma integrada com o ecossistema local através de eventos de networking.
O Demoday concretizou a aceleração dessas startups e marcou o encerramento da segunda edição do programa, reunindo 12 startups que participaram das atividades este ano para apresentarem seus projetos para a banca avaliadora. Além dessa apresentação, os empreendedores participaram de uma palestra sobre as perspectivas para o ecossistema de inovação no estado em 2023, ministrada pelo CEO da aceleradora de negócios Avati, Carlos Eduardo.
O gerente executivo de tecnologia e inovação do SENAI da Paraíba, Wagner Porto, frisou o papel das três instituições no incentivo e na assistência especializada para o desenvolvimento dos projetos através do HUB PB. Para ele o principal objetivo é “entregar o melhor e por isso o programa funciona tão bem, fruto das estratégias realizadas para isso” e que “este é apenas o primeiro passo na jornada dos empreendedores que já renderam bons frutos”.
A superintendente do IEL da Paraíba, Raquel Leite, também pontuou a importância do investimento em inovação. “A sociedade olha a inovação como o futuro que ainda vai ser alcançado, mas a inovação é construída no presente. É por isso que nós do IEL nos preocupamos com o presente, de modo que ele seja construído de forma efetiva, com colaboração e com projetos como o HUB PB, que alcancem empreendedores como vocês, que estão aqui porque estão preocupados com o futuro. Então, desejo que os participantes tenham aproveitado essa oportunidade para planejar e construir esse futuro”, disse.
As 12 startups apresentadas à banca avaliadora foram: Lei-Up, Diagest, Cordelista, In Home Odontologia, In Xepa, L1ne Company, Cafar Projetos, Nós - Nossas Mãos Fazem Acontecer, Pandazone, Psoc, RevigoradaMente e Sapientia Educação.
O gerente regional do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, avaliou o trabalho do HUB PB, destacando a contribuição do programa para o fortalecimento do ecossistema de inovação do estado. “Com o HUB PB, nós estamos plantando sementes para o futuro e dando mais um passo para fortalecermos o nosso ecossistema de inovação. Vamos continuar trabalhando juntos, Sebrae, Senai e IEL, percorrendo novos passos nessa trilha que estamos construindo em prol do ambiente de inovação de Campina Grande e da Paraíba”, afirmou.
Na primeira edição HUB PB, realizada em 2021, 25 ideias foram selecionadas pela comissão organizadora para a primeira fase, onde foram realizadas as mentorias com os empreendedores aprovados. Na segunda fase, 13 delas foram aceleradas pelo HUB PB. O processo foi realizado de forma híbrida, online e presencial, e entre as atividades foi realizada a elaboração do modelo de negócio das startups, a elaboração de pitchs e a participação em uma banca de mentorias, que trabalhou conteúdos como empreendedorismo, inovação, finanças e mercado.
Startups são negócios que surgem baseados no conceito da inovação, e o HUB PB busca fomentar o ecossistema de startups do estado e apoiar o amadurecimento de projetos que possuem alto potencial de crescimento e impacto na indústria paraibana.