Estado tem 99,6% do público-alvo vacinado contra a doença, e é o primeiro no ranking de cobertura em território nacional, na frente do Amapá, com 95,6%. Vacinação contra poliomielite em João Pessoa
Kleide Teixeira/SMS João Pessoa
A Paraíba é o estado com maior cobertura vacinal contra a Poliomielite no Brasil, com cerca de 99,6%, seguido pelo Amapá, com 95,6% das crianças menores de cinco anos vacinadas contra a doença. Os dois são os únicos estados de todo o Brasil a cumprirem a meta de 95% do público-alvo imunizado, estabelecido pelo Ministério da Saúde.
LEIA TAMBÉM:
Último brasileiro a ter pólio vacina filho: "vírus pode voltar"
PB é 1º estado a alcançar meta contra a poliomielite
Até esta segunda-feira (24), que é o dia nacional de combate a Poliomielite, cerca de 225 mil crianças foram vacinadas na Paraíba, contando números desde o dia 8 de agosto, data de início da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença.
Na capital João Pessoa, os dados do Ministério da Saúde dão conta de que 94,99% do público-alvo foi imunizado. Mas, em nota, a prefeitura da cidade ressaltou que os 95% já foram alcançados, o que torna a cidade a única capital do país a atingir a meta.
Em relação a Campina Grande, o município chegou aos 95,80% do público-alvo vacinado.
Dos 223 municípios paraibanos, apenas 27 não alcançaram a meta do Ministério da Saúde. A cidade de Imaculada, no Sertão, com 70% das crianças menores de cinco anos imunizadas, foi o local com menor cobertura vacinal no estado.
Cidades que não atingiram a meta de vacinação contra a poliomielite na PB:
Alagoinha
Amparo
Baía da Traição
Bom Sucesso
Cachoeira dos ìndios
Caraúbas
Congo
Cubati
Cuité
Curral de Cima
Damião
Desterro
Emas
Imaculada
Livramento
Mãe d"água
Mato Grosso
Nova Floresta
Nova Palmeira
Pedra Lavrada
Quixabá
Riachão
Santana dos Garrotes
São João do Tigre
São José de Espinharas
São José do Bonfim
Vista Serrana
Dados nacionais
Em todo o país, 25% do público-alvo ainda precisa ser vacinado. Cerca de 11,5 milhões de crianças menores de cinco anos aptas a receber o imunizante já passaram por postos em todo o Brasil, o que representa uma cobertura de 70%, de acordo com o Ministério da Saúde.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal é composto por três doses de Vacina Inativada de Poliomelite (VIP), administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com a Vacinal Oral de Poliomelite (VOP), aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
O último caso da doença registrado em território brasileiro foi em 1989, na cidade de Sousa, no sertão paraibano.
A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma situação de saúde grave e incapacitante, segundo o Ministério, e a Campanha Nacional de imunização contra a doença segue até 31 de outubro.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba