Estado ainda ocupa 6ª posição no ranking nacional. Paraíba é o estado com mais denúncias de assédio eleitoral no Nordeste, diz MPT
Ascom/MPT-PB.
A Paraíba é o estado com mais denúncias de assédio eleitoral no Nordeste e o 6º do país, segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), divulgados em entrevista coletiva na sexta-feira (21). A oito dias do segundo turno das eleições, foram contabilizados 40 registros no estado. Veja o ranking na tabela abaixo.
Compartilhe esta notícia no Whatsapp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Logo em seguida, Alagoas tem 36 casos registrados. Já na terceira posição está o estado vizinho, Rio Grande do Norte, com 21 notificações.
LEIA TAMBÉM:
ASSÉDIO ELEITORAL: entenda o que é e como denunciar
TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO: entenda o que é, como reconhecer e como denunciar
As informações foram divulgadas até as 19h45 da sexta-feira e podem ser atualizadas pelo MPT.
Denúncias de assédio eleitoral no Nordeste
Em todo o país, o estado com mais denúncias é Minas Gerais, com 295 registros. Em seguida o Paraná, com 123; e Santa Catarina, com 113.
Denúncias de assédio eleitoral no Brasil
O que é assédio eleitoral e como denunciar
Conforme o MPT, o assédio eleitoral no trabalho acontece por meio de ameaças, constrangimentos ou até com oferta de benefícios financeiros com o objetivo de induzir ou obrigar trabalhadores a votarem ou não votarem em candidatos nas eleições.
Eduardo Varandas, procurador do trabalho, orienta que quem foi vítima ou soube de algum tipo de assédio eleitoral, deve encaminhar a prova ao MPT. A denúncia pode ser feitas no site do órgão ministerial.
Essa denúncia pode ser feita de forma sigilosa ou anônima. Anônima é quando o trabalhador não quer revelar a identidade. Sigilosa é quando ele revela a identidade, mas pede que ela seja preservada.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba